Reunidos ontem, 29 de julho, com as entidades de classe dos servidores do Poder Judiciário do Estado do Piauí, o Presidente do TJ/PI, Des. Raimundo Eufrásio Alves Filho, discutiu sobre a proposta de reestruturação do quadro de servidores do Poder Judiciário do Estado do Piauí, que deverá ser apreciada na sessão administrativa do dia 31 vindouro.
Na oportunidade, os representantes das entidades sindicais apresentaram suas propostas ao Presidente do TJ/PI que ficou de analisá-las. Entretanto, após uma rápida leitura da proposta apresentada pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Piauí - SINDSJUS, o presidente do TJ/PI adiantou que os pleitos alí elencados serão minuciosamente analisados por ele presidente após a conclusão dos trabalhos da nova comissão que será brevemente instituída, para continuação dos trabalhos realizados pelo grupo de Trabalho que elaborou a atual proposta.
O Des.Eufrásio adiantou, ainda, que em razão da exiguidade do prazo fixado pelo CNJ e pela falta de disponiblidade orçamentária e financeira para o atual exercício, o mesmo apresentará ao pleno uma proposta alternativa, dentro das possiblidades orçamentárias e financeiras do TJ/PI, visando o cumprimento do prazo estipulado pelo CNJ, sem prejuízo da continuação dos trabalhos da reestruturação do quadro de servidores do Poder Judiciário piauiense.
Outro ponto discutido na reunião foi a falta de pagamento da gratificação de substituição, principalmente de secretário de vara, ao que o senhor presidente ponderou que tal gratifcação só deverá ser paga ao substituto após o trigéssimo dia de substituição, conforme legislação vigente, mas diante da preocupação da Diretoria do SINDSJUS com o esvaziamento das substituições, o Presidente determinou ao Diretor-geral do TJ/PI e ao Juiz Auxiliar da Presidência, Dr. Paulo Sílvio Mourão Veras e Dr. Paulo Roberto, respectivamente, também presentes à reunião, que fizessem estudos no sentido de buscar soluções para o impasse, com a devida urgência.