06/12/2023 às 02h18min - Atualizada em 06/12/2023 às 02h18min
TJ-PI bate meta de baixar 260 mil processos antes do prazo estabelecido
SINDSJUS
Ascom TJPI e Corregedoria
Publicado por: Rodrigo Araújo
sexta-feira, 1 de dezembro de 2023
Publicado por: Guilherme Torres
sexta-feira, 1 de dezembro de 2023
Pela primeira vez na história, o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) ultrapassou, nesta quinta-feira (30/11), a marca de 260 mil processos baixados. Esse foi o número estabelecido para atender aos padrões do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e para a segunda fase do Prêmio TJ-PI de Qualidade. Visando conferir mérito, reconhecimento e valorização a servidores e servidoras, magistrados e magistradas do TJ-PI, o Prêmio faz parte da Agenda Estratégica e do Plano de Gestão 2023/2024 do Judiciário Estadual. A fase atual será concluída neste mês.
De acordo com a última atualização do “Baixômetro”, o total de processos baixados em 2023 chegou a 260.116 (duzentos e sessenta mil e cento e dezesseis), superando a meta estipulada para até 18 de dezembro. Com a conquista do requisito, será destinado, por meio do Prêmio TJ-PI de Qualidade, um valor a ser dividido entre todos os servidores das áreas judicial e administrativa do Tribunal.
O presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida, parabeniza servidores e magistrados de primeiro e segundo graus e reforça que essa conquista deverá repercutir ainda no próximo ano. “Agradeço a todos os servidores e servidoras, magistrados e magistradas que, juntos, fizeram com que alcancemos esse grande feito; mais um dentre os êxitos do nosso Judiciário neste ano. Sem dúvidas, esses números são animadores para 2024, na medida em que as expectativas são de que continuemos trabalhando para vermos resultados cada vez melhores”, afirma.
A secretária de Gestão Estratégica do TJ-PI, Lara Bonfim, afirma que o cumprimento da meta de baixas processuais antes da data prevista é motivo de comemoração e ressalta que esses números devem aumentar, uma vez que a Semana Programada de Julgamento e Baixa Processual acontece de hoje (01) até a próxima quinta-feira (07). “A baixa processual impacta em vários indicadores de produtividade e nos requisitos dos Prêmios ‘CNJ de Qualidade’ e ‘TJ-PI de Qualidade’. O aumento de baixas indica uma melhoria da efetividade do Tribunal na entrega da prestação jurisdicional, alcançando a sociedade, o que é o nosso maior foco”, explica.
Lara Bonfim acrescenta que a marca de 260 mil processos baixados foi possível, também, em virtude da colaboração da presidência e vice-presidência do TJ-PI e a Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) do Judiciário do Estado.
“Um tribunal que consegue baixar um grande número de processos é considerado eficiente, revelando sua habilidade de gerir a demanda de forma eficaz. O alto desempenho é uma exigência da atual gestão da Corregedoria”, afirmou o corregedor.
Além disso, o corregedor ressaltou que projetos que visam aumentar a produtividade, promover inovação e utilizar a tecnologia como aliada têm resultado em estatísticas positivas. “Os maiores beneficiados são os usuários da justiça do Piauí, que encontram um sistema mais ágil e eficiente para a resolução de seus processos”, frisa o desembargador-corregedor.
A secretária da Corregedoria, Núbia Cordeiro, pontua que com o cumprimento antecipado dessa meta, o Judiciário piauiense reafirma seu compromisso em oferecer um serviço de qualidade, buscando constantemente aprimorar seus processos e garantir uma justiça mais acessível e eficiente para todos os cidadãos do estado.
“É uma meta alcançada que nos traz alegria e a certeza de que estamos fazendo a nossa parte para oferecer cada vez mais uma justiça rápida e eficaz para a sociedade piauiense”, conclui a secretária