24/07/2020 às 08h40min - Atualizada em 24/07/2020 às 08h40min

TJ-PI realiza testes rápidos para diagnóstico de Covid-19 em magistrados, servidores e auxiliares da Justiça

Sindsjus/PI
TJ-PI realiza testes rápidos para diagnóstico de Covid-19 em magistrados, servidores e auxiliares da Justiça
Autor(a): Valéria Carvalho
quinta-feira, 23 de julho de 2020
 
Com o iminente retorno das atividades presenciais no âmbito do Judiciário piauiense, a Superintendência de Gestão da Saúde e Qualidade de Vida do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (Sugesq/TJ-PI) já deu início à realização de testes rápidos para detecção de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, em magistrados e servidores. Até esta quinta-feira (23), 134 testes rápidos já haviam sido realizados. Os dados são referentes aos profissionais lotados na Capital que estiveram trabalhando em regime de rodízio, na forma presencial, e também aos magistrados e servidores lotados nas unidades que retomarão suas atividades a partir do dia 10 de agosto. Está prevista para a próxima semana a remessa de testes rápidos para as comarcas do interior.

De acordo com o superintendente da Sugesq, José Nilton Veras, “todos os profissionais de todos os setores do Tribunal de Justiça serão testados, da Capital e do interior”. “Na próxima semana já será feita uma remessa de testes rápidos para Covid-19 e de EPIs (equipamentos de proteção individual) para os magistrados, servidores das unidades do interior; uma média de 560 a 580 testes para Covid-19 serão enviados às unidades do interior”, conta.

Os testes estão sendo aplicados por enfermeiras e bioquímicos da própria unidade de saúde do TJ-PI, a Sugesq, por agendamento, a fim de evitar grande circulação de pessoas no local.  “O agendamento está sendo feito por cada setor; a Sugesq encaminha o comunicado via Sistema Eletrônico de Informações (SEI) aos gestores responsáveis por cada unidade com as informações dos dias em que serão realizados os testes nos profissionais daquela unidade. Até o dia 7 de agosto, todos os juízes, servidores, auxiliares da Justiça que retomarão seus serviços nesta primeira fase farão os testes e, dentro de 15 a 20 minutos o resultado dos testes já é entregue”, explica.

O presidente do TJ-PI, desembargador Sebastião Martins, ressalta que o TJ-PI está empenhado em garantir a testagem de todos os servidores antes do retorno presencial de atividades nas três fases previstas (a fase I está prevista para 10 de agosto). “Essa ação é de fundamental importância para garantir a manutenção da saúde e da proteção dos nossos magistrados, servidores e auxiliares da Justiça, bem como dos jurisdicionados, a fim de viabilizar um retorno gradual e seguro das atividades presenciais da Justiça piauiense”, declarou.
 

Notícias Relacionadas »
Comentários »