Nesta quarta-feira (23/05) a população de Barro Duro e Água Branca ganharam os respectivos fóruns totalmente reformados. A entrega dos prédios foi feita pelo Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Desembargador Erivan Lopes, que esteve acompanhado do Corregedor Geral, Ricardo Gentil, do Presidente da OAB-PI, Chico Lucas e demais autoridades estaduais e dos municípios.
Nas duas Comarcas os Diretores dos Fóruns, juízes Robledo Moraes e Ênio Lopes destacaram a importância de receberem uma estrutura nova, reformada e moderna, onde poderão exercer suas atividades da melhor forma possível. Robledo Moraes, por exemplo, evidenciou que a estrutura vem permitir que a Comarca praticamente zere seus processos.
O Presidente da OAB-PI, Chico Lucas, disse que a atual gestão é modelo e citou ações como o Portal do Advogado e o trabalho em dois turnos como maiores avanços.
“O Portal do Advogado permite que nós acessemos o Judiciário de onde estivermos e a qualquer hora. Isso é primordial. E o trabalho em dois turnos nos coloca diante de um futuro glorioso, porque vem para atender aos anseios da população. O Judiciário do Piauí caminha para ser um dos melhores do país”, afirmou Chico Lucas.
O Poder Legislativo Estadual se fez representar pelo Deputado Wilson Brandão, que evidenciou que o Judiciário do Piauí vive um momento ímpar, tendo em vista as grandes realizações feitas nos últimos anos.
Boa estrutura física, de tecnologia e de pessoal formam o ambiente adequado para que os servidores possam trabalhar melhor e produzir mais. Foi este o reconhecimento feito pelo Presidente do Sindicatos dos Servidores do Judiciário do Piauí (Sindsjus-PI), Carlos Eugênio. “Conhecemos os fóruns antes das reformas e hoje podemos constatar que ela preencheu todos os requisitos necessários para a boa prestação jurisdicional. E se os servidores trabalham melhor, quem ganha e muito é a população que busca justiça”, pontuou.
Em seu discurso, o Presidente Erivan Lopes reforçou a importância da gestão compartilhada do das ações realizadas pela Corregedoria Geral. Ele citou a estruturação dos cartórios como um ponto essencial para que toda a gestão esteja sendo exitosa.
O Presidente do TJ lembrou que a reinauguração dos dois fóruns vem ampliar a estrutura física do Tribunal, que já contava com fóruns novos em Corrente, Oeiras e Parnaíba. Disse que sua gestão foi voltada para o resultado e que hoje o Tribunal está profissionalizado, apto a seguir seu curso.
E como prioridade para os próximos meses elencou a efetivação do aumento dos servidores, que já é certo considerando que a Assembleia Legislativa derrubou o veto do Governador do Estado; a implantação do trabalho em dois turnos e a nomeação de mais servidores analistas; bem como a entrega dos Cartórios a seus delegatários com o término do prolongado concurso.
FÓRUM DE ÁGUA BRANCA
A obra de reforma do Fórum de Água Branca custou R$ 1.057.294,93, sendo a reforma completa do prédio pertencente ao TJ-PI com nova definição arquitetônica para funcionamento do Fórum da Comarca de Água Branca contemplando demolições, construções de alvenarias, pisos e revestimentos, instalações elétricas, lógicas, hidraúlicas, sanitárias, climatização, som, com secretaria, gabinetes para 2 juízes, 2 salas de audiência, tribunal do júri – auditório com 83 lugares, sala de bens apreendidos, arquivos, cela, Defensoria, OAB e Ministério Público, urbanização e estacionamento interno com 9 vagas.
Fórum homenageou o Desembargador Brandão de Carvalho, Decano do TJ-PI, que agradeceu pela homenagem recebida ressaltando o trabalho do Presidente Erivan Lopes e toda sua equipe frente ao Tribunal.
FÓRUM DE BARRO DURO
A reforma do Fórum de Barro Duro custou R$ 653.959,14. No local foi feita a reforma completa do prédio pertencente ao TJ-PI com nova definição arquitetônica para funcionamento da Vara Única da Comarca de Barro Duro, contemplando demolições, construções de alvenarias, pisos e revestimentos, instalações elétricas, lógicas, hidraúlicas, sanitárias, climatização, som, com secretaria, gabinete, sala de audiência, arquivos, cela, Defensoria, OAB e Ministério Público.
MAIS FOTOS DAS SOLENIDADES
FONTE: Ascom TJ-PI