17/01/2018 às 09h47min - Atualizada em 17/01/2018 às 09h47min

Presidente do TJPI se reúne com os sindicatos dos servidores e apresenta proposta de reajuste salarial para 2018

SINDSJUS/PI
Dando continuidade à luta pela defesa dos interesses e anseios dos servidores do Poder Judiciário do Estado do Piauí, na data de ontem (16), o Presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Piauí (SINDSJUS/PI), Carlos Eugênio de Sousa, acompanhado de demais diretores da entidade e, juntamente com a presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça e Avaliadores do Piauí (SINDOJUS/PI), Sra. Mary Janne Gonçalves Nery Machado  e demais membros daquela renomada entidade sindical, reuniram-se com o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, Des. Erivan Lopes, para tratar da pauta de reivindicações da categoria para este ano de 2018, em especial sobre o reajuste do subsídio, verbas indenizatórias e auxílios a que tem direito os servidores do Judiciário piauiense.

Inicialmente, o pleito dos dois sindicatos, em relação aos reajustes do subsídio, verbas indenizatórias e auxílios neste ano de 2018, foi baseado naquilo que foi aprovado pelo conjunto dos servidores reunidos em assembléia no dia 18 de agosto de 2017.

Após ouvir os sindicatos o Des. Erivan Lopes asseverou que o atual quadro econômico do país não era dos mais favoráveis e que o Piauí e o TJPI não fugiam dessa realidade. O Presidente ressaltou ainda que o acréscimo no orçamento do Judiciário piauiense aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Piauí para este ano de 2018  não foi o esperado e ficou muito aquém das necessidades do Judiciário, tendo sido aprovado um reajuste de apenas 3,5% em relação ao orçamento do ano de 2017.

O Presidente ainda relatou sobre o acréscimo feito na folha de pagamento ante a necessidade de nomeação de mais juízes e de 130 servidores aprovados no último concurso público realizado pelo TJPI e sobre a sua intenção de realizar novas nomeações no decorrer do ano de 2018.

Ao final de suas considerações o Presidente do TJPI apresentou a seguinte proposta: Reajuste de 3,0% no subsídio dos servidores e de 10% nas verbas indenizatórias e nos Auxílio Alimentação e Auxílio Saúde, a partir de janeiro do corrente ano.

Ante a proposta apresentada, os presidentes e demais diretores do SINDSJUS e do SINDOSJUS, por mais de uma hora, ponderaram a Sua     Excelência Presidente e apresentaram elementos convincentes que demonstravam a necessidade da proposta ser melhorada,  tais como a majoração em mais 1%  da alíquota da Previdência, logo no início deste ano, que tornaria o reajuste do subsídio ora proposto em apenas 2%; os altos índices de reajuste na gasolina, alimentos, etc, dentre outros elementos de convencimento. Os dirigentes sindicais salientaram, ainda, que a expectativa dos servidores, por eles representados, era de que os mencionados reajustes ocorressem, no mínimo, nos percentuais aprovados pela Comissão de Orçamento do TJPI e ratificados pelo Pleno do Tribunal.
 
 Diante das argumentações  dos representantes dos sindicatos e após ouvir o Secretário de Finanças do TJPI, Dr. Roosevelt dos Santos Figueiredo, também presente à reunião,  Sua Excelência Presidente apresentou uma nova proposta, desta feita propondo o reajuste do subsídio em  3,5%, e de 15% na verba indenizatória de Indenização de transporte,  permanecendo inalterados  os demais índices de reajustes das verbas indenizatórias e dos auxílios.
 
Os representantes dos sindicatos, por sua vez, novamente ponderaram  e apresentaram,  como contraproposta,  os índices de reajustes salariais aprovados pela comissão de orçamento e ratificados pelo pleno do TJPI, argumentando que tais índices eram os que mais se aproximavam  para atender às necessidades e expectativas dos servidores do Judiciário piauiense para este ano de 2018, porém Sua Excelência Presidente asseverou que gostaria muito de atender, na sua plenitude, o pleito dos servidores  ora apresentados por seus sindicatos, mas pelos motivos já citados no início da reunião não poderia fazê-lo e que,  todavia,  continuava aberto ao diálogo com as duas entidades sindicais.
 
Finalizando a reunião, Sua Excelência Presidente enfatizou que, “se tudo fosse resolvido ainda esta semana, encaminharia o Projeto de Resolução com o anteprojeto de lei ao Pleno do TJPI propondo a  concessão de reajuste no subsídio dos servidores, para ser apreciado na sessão administrativa do próximo dia 22 deste mês de janeiro e que, quanto aos reajustes das verbas indenizatórias e auxílios, assinaria a portaria competente tão logo tivesse a anuência dos sindicatos"
 
Ante a divergência das propostas, convencionou-se que as negociações prosseguiriam e que hoje (17), haveria uma nova reunião, possibilitando-se, assim, mais discussões sobre as propostas até então apresentadas.
 
Assim sendo, o SINDSJUS/PI e o SINDOJUS/PI reiteram o compromisso com os seus representados e destacam que, assim que tiverem um resultado final acerca das propostas de reajuste salarial para este ano de 2018,  convocarão seus representados para uma assembléia, a qual poderá ser realizada ainda esta semana.

Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Piauí Publicidade 1200x90